domingo, 16 de maio de 2010

* Como rezar os Salmos?

Um método simples para rezar os Salmos, sobretudo por principiantes ou em momentos de muito cansaço ou doença, é a leitura pausada do Salmo. Ler com o coração e não com os olhos, procurando saborear cada frase. Uma leitura ao ritmo da respiração, sentindo e fazendo nossos os sentimentos do sal mista. Ao chegar ao fim, pode-se recomeçar, fazendo por parar um pouco mais entre cada versículo, para haver tempo de gostar das palavras e entrar em contacto com o Senhor.

Outro método pode ser o que usamos na Missa, quando recitamos o Salmo responsorial. Fazer uma primeira leitura e depois escolher um versículo que sirva de refrão, e que será repetido com frequência, entre cada frase. Mas não é repetir por repetir, mas sim fazer nossos os sentimentos do Sal mista.

A partir da leitura meditada de um Salmo, pode-se fazer depois o nosso salmo, de louvor, ou de acção de graças, de súplica de perdão ou de petição. Por vezes, será proveitoso fazê-lo por escrito para que, ao chegar ao fim, se possa reler, rezando e gostando interiormente aquilo que nos saiu da alma e que até poderá ser guardado e rezado noutras ocasiões.